O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou no sábado que não usará máscara facial.
Isso apesar das novas orientações médicas que aconselham as pessoas no país a fazê-lo.
Trump disse que não parece bom ele estar cumprimentando “presidentes, primeiros-ministros, ditadores, reis, rainhas” no Salão Oval enquanto usava um.


Ele disse que as orientações emitidas na sexta-feira pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças, a agência de consultoria em saúde pública do governo, sobre uso de máscaras nos EUA, são voluntárias.
“Você não precisa fazer isso”, disse ele. “Eu não acho que vou fazer isso.”
278.458 casos de COVIID-19 e mais de 7.000 mortes foram confirmados nos EUA.
O estado de Nova York continua sendo a área mais afetada, com quase 3.000 mortes, e o governador do estado, Andrew Cuomo, pediu ajuda de outras partes do país.
As autoridades de saúde do país disseram anteriormente que apenas os doentes, ou aqueles que cuidam de pacientes com coronavírus, deveriam usar máscaras, mas estudos mais recentes sugerem que encobrir o rosto é importante para evitar a transmissão inadvertida.
Trump havia dito aos repórteres na sexta-feira que “a partir de estudos recentes, sabemos que a transmissão de indivíduos sem sintomas está desempenhando um papel mais significativo na disseminação do vírus do que se entendia anteriormente”.
Mas depois de anunciar a nova orientação do CDC, ele disse:
“Eu só não quero fazer isso sozinho.”
“Sentado no Salão Oval … de alguma forma eu não vejo por mim mesmo.”